segunda-feira, 16 de janeiro de 2012


O Intrude


O Intrude era uma brincadeira de molhar com água os brincantes. O domingo de Intrude, geralmente  um mês antes do carnaval, no famoso primeiro grito do carnaval e terminava na terça feira a tarde. Era uma brincadeira que ocorria mais ou menos neste período, exclusivamente durante o dia, jamais a noite. Os jovens de um sexo podiam molhar as pessoas ou outro sexo, uma vez e poderia receber o troco no mesmo ano ou ano seguinte.


Á agua era difícil tinha que buscar nos açudes em latas, galões, baldes. Os banhos eram uma festa e aos poucos as crianças e jovens iam se molhando e se encontrando nos bares a espera do sanfoneiro, pois so ele poderia animar a brincadeira. Não havia energia nem música que nao fosse ao vivo. Todos cantavam e dançavam. Os intrudes começavam pela manhã e terminavam la pelas duas da tarde com os carnavais de bares e cordões que varriam as ruas levando cantarolando as velhas marchinhas.







Um comentário:

  1. Adorei!!! Fiquei até muito emocionada ao ver a evolução da tradição e dos costumes do nosso povo, da nossa gente, se expandir de uma maneira tão bela. Parabéns!!!! Parabéns!!! Parabéns!!!´pra você e pra todos os conterrâneos que estão contribuindo pra que tudo isso aconteça. Grande abraço. Amo muito tudo isso.

    ResponderExcluir